Cacto rabo de macaco dicas e cuidados



De folhas exóticas a curiosidades divertidas, vamos explorar juntos o que torna o Rabo de Macaco tão especial.





O rabo de macaco é um cacto bem exótico que chama a nossa atenção mesmo quando está sem floração, devido ao seu formato que lembra um rabo de macaco.


Vamos aprender sua origem, dicas e cuidados, falar sobre floração e muito mais, por isso te convido a ler este artigo até o final para que você tenha sucesso no cultivo desta planta.


*Nome científico: Hildewintera colademononis

*Pertence a família cactaceae

*Originário do Peru, Bolivia.

*Características: Ramos pendentes, com espinho macios, podem chegar a 1,20m de comprimento.

Ciclo de vida do rabo de macaco pode variar de acordo com a qualidade do cultivo, por exemplo se você conseguir atingir um cultivo onde a planta se desenvolva bem pode durar até décadas!

Floração:

Frequentemente produzem flores durante os meses mais quentes da primavera ou do verão.

Vários fatores podem influenciar a floração, como a idade da planta, condições de luz, temperatura e a disponibilidade de água. Muitas suculentas têm uma tendência a florescer quando atingem a maturidade.

As flores geralmente são de tons alaranjados à avermelhados, não tem muita durabiolidade, murchando em apriximadamente 2 ou 3 dias.




Substrato:

O substrato ideal para a planta rabo de macaco é um solo bem drenável, como terra vegetal, areia, casca de ovos triturada, palha de arroz carbonizada, sendo o mesmo substrato que se usa em suculentas e cactos




Rega: A rega deve ser moderada, nunca deixar o solo muito encharcado, pois causa o apodrecimento da planta, mas não se engane, não é porque é um cacto que tem que ficar seco por muitos dias, senão desidrata e morre.




Pragas:

As cochonilhas e ácaros, costumam atacar esta planta, lesmas e caramujos também apesar dos espinhos às vezes acabam comendo o vegetal.

O ideal é usar um defensivo conforme as instruções do fabricante.




Adubação:

Gosta de uma adubação apropriada para cactos e suculentas, farinha de ossos e adubos orgânicos. Lembrando que o excesso de adubação também pode prejudicar a planta, sempre recomendo colocar menos do que o indicado pelo fabricante para não correr riscos.

No período de outono e inverno essas plantas costumam entrar em dormência, então é o momento de deixar a planta se desintoxicar, evitando adubar neste período.




Mudas.

Cortar uns ramos, selar com canela ou própolis, e encostar no substrato, evitando enterrar muito.

Onde foi realizada a poda para retirar a muda normalmente ocorrem brotações de mais ramos.




Aqui no meu cultivo só obtive sucesso de floração desta planta após deixar em sol pleno, ele toma o sol durante o dia e fica exposto ao tempo, quando chove muitos dias aconselho colocar em um local coberto para evitar o apodrecimento

A floração acontece na primavera e é uma planta que precisa de paciência, pois quando ela se adaptar ao local ela vai começar e se desenvolver.




Seguindo essas dicas, acredito que você que ama as plantas, assim como eu, terá muito sucesso no cultivo do rabo de macaco.

Se este conteúdo te interessou, siga nosso blog para não perder nenhuma notificação dos artigos novos .




Estou deixando aqui um vídeo  para ajudar a cultivar este maravilhoso e exótico cacto

   




Veja também:

Postar um comentário

0 Comentários